Vereadores aprovam alteração em processo de escolha do Conselho de Educação; transtornos causados por trens parados em distritos também foram debatidos

Em sessão ordinária realizada na noite de quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Simão Pereira discutiu pautas importantes, entre elas o Projeto de Lei 10/2023, referente à eleição do Conselho Municipal de Educação.

De autoria do Executivo, a deliberação aprovada pela Casa altera a Lei 918/2021, substituindo algumas exigências para nomeação dos representantes do Conselho.

Ainda durante a reunião, os vereadores aprovaram o envio de um ofício à MRS, cobrando respostas e providências a respeito do estacionamento de trens na linha férrea que corta o município, sobretudo em Cotegipe e Souza Aguiar.

A situação se agravou nos últimos dias, com a circulação dos trens nos dois sentidos da ferrovia, em função do desvio das composições que passam pela Rodovia do Aço, no Sul de Minas, para a Zona da Mata, após as chuvas danificarem parte do trecho na região vizinha.

Com isso, trabalhadores, crianças e demais pedestres, além de motoristas simonenses, vêm enfrentando dificuldades para atravessar a linha e cumprir seus compromissos. O documento a ser enviado à MRS pedirá a revisão dos horários de parada dos trens, bem como a redução do tempo em que eles ficam estacionados sobre os trilhos.

A Casa também solicitou à Prefeitura serviço de roçada no Cemitério Municipal e melhorias na capela mortuária, incluindo a colocação de frigobar dentre e a instalação de ventiladores.

Também foram feitas indicações para troca de lâmpadas em ruas onde a iluminação encontra-se deficiente e no vestiário da quadra poliesportiva de Souza Aguiar. Outros pontos que apresentavam problemas com as luzes, citados na última reunião, tiveram a situação resolvida.

Ainda em relação às vias públicas, os parlamentares solicitaram a instalação de quebra-molas na recém-inaugurada Rua Wild Luiz de Freitas e também na Rua Pedro Ribeiro de Almeida, assim como pedido de manutenção na Estrada do Morro Grande.