Legislativo de Simão Pereira aprova filiação à Associação de Câmaras Municipais e Vereadores (ACAM)

Vereadores da Câmara Municipal de Simão Pereira aprovaram, durante reunião ordinária realizada na noite da quarta-feira (20), a filiação da Casa na Associação de Câmaras Municipais e Vereadores (ACAM).

Fundada em 2017 e localizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a associação tem a missão de ser o elo entre as câmaras mineiras, visando o fortalecimento, capacitação e aprimoramento dos parlamentares.

Com a filiação, o objetivo dos vereadores simonenses é otimizar ainda mais os trabalhos da Casa, a partir do contato direto e da integração com outras câmaras municipais.

Visita de secretários

A reunião contou com a presença do secretário de Cultura David Kelvyn da Silva Pimenta e do secretário de Turismo Geraldo Francisco do Nascimento, que explicaram em plenário a suplementação orçamentária para implementação da Lei Paulo Gustavo no município.

Os secretários prestaram esclarecimentos sobre o recebimento extra de R$ 42 mil e de como o valor será investido dentro da lei, de forma transparente, contribuindo para o desenvolvimento da Cultura de Simão Pereira.

Aprovada em 2022, a legislação dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural em decorrência dos efeitos econômicos e sociais causados pela pandemia.

A previsão é de que em breve os editais de inscrição dos projetos culturais sejam publicados em Simão Pereira.

Indicações

A reunião ordinária também contou com as proposições encaminhadas pelos vereadores, visando melhorias nos serviços e atendimentos municipais.

Diante da recente ação de vândalos, que quebraram encanamentos no município, os parlamentares ressaltaram a importância da instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos dos municípios.

A Casa também solicitou atenção especial aos telefones fixos, principalmente das unidades de saúde, que frequentemente encontram-se inoperantes. A sugestão foi a aquisição de aparelhos celulares para troca dos números. Ainda na questão de telecomunicações, foi solicitada a instalação de wi-fi nas praças da Balança, Cotegipe e Souza Aguiar.

Outro problema levantado na reunião é o buraco existente na LMG-874, nas proximidades do casarão do Registro de Paraibuna. Os parlamentares decidiram por intensificar as gestões junto à MRS Logística visando à autorização de obras no local, que dependem da construção de uma galeria de águas pluviais sob a linha férrea.