Emater visita Câmara Municipal e apresenta relatório das ações realizadas em Simão Pereira durante 2022

Durante reunião ordinária da Câmara Municipal realizada na noite de quarta-feira (17), profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) estiveram no plenário da Casa apresentando o relatório das ações realizadas em 2022.O balanço faz parte da prestação de contas do órgão em contrapartida ao investimento realizado pelo Município.

A visita contou com a participação do secretário de Agricultura Marco Antônio Carvalho, da extensionista de bem-estar social Wilma Oliveira Melo, da secretária da Emater Débora Ramalho Dias Neves e dos extensionistas agropecuários Rafael Caçador Monteiro e Vinícius Madeira Correa.

Entre os dados apresentados, o relatório destacou o número total de atendimentos, que chegou a 2.351 durante todo o ano.

Também foram ressaltados os trabalhos junto aos agricultores familiares que produzem e comercializam mercadorias destinadas às escolas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assim como a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), auxiliando produtores de diversas frentes, como no plantio de inhame, mandioca, feijão, abóbora, milho, cana-de-açúcar, eucalipto e bovinocultura.

Outra atuação importante durante 2022 foi o programa Mais Genética, que oferta kits de inseminação artificial aos produtores de bovinos.

Os vereadores fizeram alguns questionamentos e sugestões de implementações de forma a otimizar ainda mais as ações. Contudo, os vereadores expressaram grande aprovação ao trabalho realizado pela Emater em Simão Pereira, colaborando de forma decisiva para levar desenvolvimento econômico e social à zona rural do município.

Executivo também faz balanço

Durante a reunião, o secretário de Agricultura Marco Antônio Carvalho também fez avaliações positivas a respeito do apoio da Prefeitura aos produtores municipais, listando algumas melhorias em andamento e outras em planejamento pelo Executivo.

Entre os elogios expressos pelos vereadores, o destaque foi a oferta de maquinário especializado aos trabalhos no campo. Conforme o secretário, o próximo passo será a aquisição de novos implementos, que chegarão em breve ao município, ficando assim à disposição da Secretaria e dos produtores.