Em sala de reuniões reconstruída vereadores votam pela proibição de fogos de artifício com ruído em Simão Pereira

Com casa cheia e totalmente recuperada dos estragos causados pelo temporal do final do ano passado, vereadores de Simão Pereira participaram de uma nova reunião ordinária na noite da quarta-feira (20).

Durante o encontro, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 02/2024, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos com efeito sonoro no município. O texto, de autoria do vereador Nelton Dé, levado inicialmente ao plenário em 2021, foi reapresentado com aval de todo o Legislativo e aprovado por unanimidade.

Em caso de descumprimento da norma, o infrator poderá pagar multa de R$ 300. Já comerciantes que não sinalizarem a proibição da soltura dos artefatos com ruídos estão sujeitos a multa de R$ 100.

O assunto despertou interesse da população simonense, sobretudo em função do incômodo que os fogos causam em animais, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), idosos e crianças, levando assim grande número de pessoas ao plenário. Entre os presentes estava o vice-prefeito Jaime Ramalho Pinto.

Durante a reunião, a Casa também discutiu assuntos relacionados a serviços municipais, como iluminação, zeladoria, saúde e abastecimento.

Visando manter a linha férrea limpa e sem risco de acúmulo de água da chuva, foi solicitado o envio de um ofício à MRS Logística para manutenção às margens dos trilhos. Da mesma forma, foram solicitadas roçadas na estrada de Cabuí e limpeza do Cemitério de Souza Aguiar.

A Casa também cobrou atenção especial ao esgoto das ruas Caetano Messias e José Alves, além da construção de um bueiro na Rua Vicente Meggiolaro, no encontro com a Estrada União e Indústria.

Diante do período chuvoso e dos constantes piques de energia, o atendimento da Cemig ao município foi outro assunto abordado. Na ocasião, foi feito pedido de poda de galhos de árvores em Cotegipe.

Ainda na questão da iluminação pública, foi novamente cobrada a substituição de lâmpadas de LED queimadas, com atenção especial à Praça de Nossa Senhora da Glória. Também houve pedido para a extensão da rede de energia da Cemig na Estrada Francisco Celestino até a Simapel e instalação de lâmpadas na mina de água de Souza Aguiar, para facilitar o acesso dos moradores ao local no período noturno.

Na área da saúde pública, foi solicitada a regularização dos atendimentos do Programa Médico da Família e estudo para viabilização de convênio com o Canil Municipal de Juiz de Fora ou análise de parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (Cimpar) para recolhimento de animais frequentemente abandonados em Simão Pereira por moradores de outros municípios.

O Legislativo voltou a discutir a possibilidade de estudo técnico por parte dos Correios para entrega de correspondências na Balança.

Agradecimentos

Por fim, a Casa emitiu Moção de Agradecimento ao Executivo pela reforma do reservatório e construção de poços artesianos para atender o Miragem 1 e 2, avançando para melhorar o abastecimento de água em todo o município, resolvendo um problema que se arrastava há vários anos.

Também foi feito agradecimento à Secretaria de Saúde, pela divulgação de boletins semanais com os casos de dengue e Covid-19 no município, conforme solicitado pela Casa.